O primeiro contato de Marcos Rojo com o Yoga se deu na faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo, a USP, em 1975. O Yoga era então oferecido como disciplina optativa, e suas aulas ministradas pela professora Ignez Novaes Romeu, que representava no Brasil a escola de Kaivalyadhama, fundada em 1924 por Swami Kuvalayananda em Lonavla, na Índia. O centro de estudos de Lonavla renovou a linguagem do Yoga e foi pioneiro em promover pesquisas que comprovassem os efeitos da prática, abrindo caminho para sua aceitação e afirmação como técnica e disciplina científicas em todo o mundo.
Em 1979, Marcos Rojo e sua esposa Daisy Rodrigues partiram rumo à Índia para realizar sua formação em Yoga no Instituto Kaivalyadhama. Na volta ao Brasil passaram a dedicar-se exclusivamente à prática e ao ensino do Yoga, tornando-se os principais promotores e divulgadores no país da escola científica fundada por Swami Kuvalayananda.
Seja bem-vindo a este espaço inteiramente dedicado ao Yoga e ao desfrute das imensas possibilidades de conhecimento e crescimento que a prática proporciona.
“A antiga ciência do Yoga não é apenas para a Índia, mas é a grande contribuição dos antigos Rishis para toda humanidade.”
“Os benefícios do Yoga deverão ser comprovados decisivamente, usando os métodos aplicados nas ciências ocidentais.”
“A prática de Yoga pode ser definida como um sistema de exercícios que tanto pode começar com o corpo como com a mente, mas culmina no estágio onde a alma individual se torna uma com o infinito.”
“Yoga é a arte e a ciência para a aquisição da perfeita saúde do corpo, infinita felicidade da mente e completo desenvolvimento da alma.”
“Na hierarquia das práticas de Yoga, a meditação ocupa posição de destaque. Porém, deve ser lembrado que todas as práticas são complementares entre si, e cada uma contribui para efeitos semelhantes, em maior ou menor escala.”
Primeira mulher a ser aceita no Curso de Yoga do Instituto de Kaivalyadhama (Lonavla, Índia)
Em 2005, Marcos, Daisy e seus filhos Carolina e Marcus fundaram o Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga, o IEPY, com o objetivo de manter e disseminar a prática dentro de sua mais pura essência e tradição. O IEPY oferece, entre outros, cursos de capacitação e pós-graduação em Hatha Yoga, além de apoiar e subsidiar pesquisas nesse universo.
O IEPY conta com uma equipe de professores formados na ciência e na tradição da escola de Kaivalyadhama e especializados nas disciplinas que ministram. Os cursos são oferecidos a todos que têm interesse em aprimorar-se na prática, seja com o intuito de tornar-se professor/instrutor de Yoga, de aperfeiçoar-se como professores ou simplesmente para aprofundar-se no autoconhecimento. Como diz Marcos Rojo:
“Queremos que nossos alunos entendam e passem adiante a essência do Yoga; que tenham discernimento bastante para potencializar suas capacidades no estudo, no ensino e nas práticas – e que sempre respeitem a tradição.”
Há muitas definições de Yoga, em sua maioria complementares e nenhuma esclarece sozinha todo o sistema.
Pode-se começar por definir Yoga como um sistema de filosofia, um conjunto de técnicas e uma disciplina, sucessivamente. Para Patanjali, seu codificador, o Yoga é um estado da mente, um estado meditativo inerente ao ser humano e em profunda relação com o corpo, a ponto de poder ser atingido por meio de exercícios em que mente e corpo interajam.
Também é possível definir o Yoga como um modo de vida a ser vivido, 24 horas por dia, na vigilância constante da mente e no trabalho de mantê-la a um só tempo alerta e relaxada. Trata-se de viver sabendo discriminar o que é realmente importante, definitivo, e o que é passageiro.
Seja qual for a definição que se dê, seja qual for o entendimento que se tenha, o Yoga é uma prática e sua instrução primeira é: pratique. É na prática constante e contínua do Yoga que seus conceitos se consubstanciam, se modificam e se aprofundam. Ou seja, com a prática vem o entendimento, e não o contrário.
O Yoga tem uma mensagem completa para a humanidade.
Tem uma mensagem para o
corpo humano, para a mente humana e para a alma humana.